quarta-feira, 25 de setembro de 2013

PROJETO TRILHAS - CABRITOS, CABRITÕES


EMEB ANA TEREZA ARCOS KRAUSE

PROFESSORAS – LEILI E MARLENE

1º ANO A, B e C      




SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: CABRITOS, CABRITÕES

DURAÇÃO: 15 DIAS

 

 OBJETIVO GERAL: Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita, na aquisição da leitura e da escrita convencional. Bem como resolver as atividades propostas com exatidão.

 

Língua portuguesa

Objetivos específicos:

  • Estimular nas crianças o prazer de ler. 
  • Localizar informações específicas no texto;
  • Ampliar a relação grafema/fonema de palavras não canônicas.

 

                    Conhecimentos prévios

1.     Apresentar a ilustração da capa do livro e questionar sobre o que eles acham que o livro trata;

 

2.     Observando as ilustrações da capa, vocês sabem dizer como pode ser o título dessa história?

 

 

3.     Será que o título do livro nos dá pistas sobre os personagens?

 

4.     Ler o título e folheá-lo mostrando às ilustrações internas do livro as crianças.

 

METODOLOGIA

Ø Apresentar a biografia do autor, a editora o ano e quem o ilustrou;

Ø Ler a história e mostrar as ilustrações.

 

Questionamentos orais sobre a história:

 

Ø Será que os cabritos conseguirão atravessar a ponte? E chegar até o campo com capim verde?

Ø Porque será que os cabritos têm medo de atravessar a ponte?

Ø O que será que os cabritos planejaram?

Ø Será que o plano dos cabritos dará certo?

Ø Quem atravessou primeiro a ponte?

Ø Porque o ogro deixou o cabrito cabritão pequeno atravessar?

Ø Quem atravessou depois do primeiro cabrito? Porque o ogro o deixou passar?

Ø Quem atravessou por último? E como ele conseguiu atravessar?

Ø Como foi o final da história? Vocês gostaram da história? Por quê?

 

v Separar para cada grupo, um conjunto de cartelas com as ilustrações dos principais episódios da história e pedir que eles ordenem de acordo com a história;

 

v Circular entre os grupos, intervindo e ajudando as crianças a retomarem a sequência da narrativa fazendo perguntas:

1.     Como começa essa história?

2.     E depois o que aconteceu?

3.     Quem está presente nessa ilustração?

4.     O que está acontecendo nessa parte da história?

 

v Pedir para alguém do grupo começar contando a partir da primeira ilustração selecionada, e depois os outros grupos dará sequência à narração;

 

v Ilustração da história;

 

v Combinar com o grupo que haverá um rodízio para levar o livro para casa, onde os pais irão ler a história para eles; e o outro dia a criança irá relatar sobre a história;

 

v Relacionar os animais e seus sons: mostrar tiras onde estarão escritos os sons de cada um dos cabritos e perguntar a qual deles o som pertence; relacionar as tiras com as ilustrações correspondentes e completar o nome do cabrito nas mesmas;

 

v Texto fatiado com os diálogos entre os cabritos e o ogro;

 

v Contar quantas palavras tem em cada tira;

 

v Ditado de algumas palavras da história;

 

v Pesquisar outras palavras com as inicias de cabrito;

 

v Acróstico com a palavra cabrito;

 

v Produção de texto coletivo baseado na história;

 

v Desenvolver atividades com caça-palavras, cruzadinha, letra inicial e final e quantidades de sílabas.

 

Matemática

Objetivos específicos:

·        Comparar os alunos de acordo com os tamanhos;

·        Identificar as cores.

Desenvolver atividades relacionadas ao tamanho:

 

Ø Formar grupos de acordo com os tamanhos;

Ø Organizar os alunos em ordem crescente e decrescente;

Ø Usar a fita métrica para medir os alunos e montar um gráfico;

Ø Identificar as cores presente nas gravuras;

Ciências

Objetivos específicos:

·        Identificar as partes do corpo;

·        Conhecer o que é um animal mamífero e sua alimentação. 

         Partes do corpo:

Ø Desenhar alguns alunos no papel pardo e montar um painel;

Ø Recortar e montar um boneco;

Ø Completar as partes do corpo.

 

Os animais

Ø  Questionamentos orais:

·        De que o cabrito se alimenta?

·        O que é um animal mamífero?

Ø Pesquisar e recortar alguns animais mamíferos para montar um painel.

 

História e geografia

Objetivos específicos: Localizar informações através do mapa.

Questionamentos orais:

 

Ø Onde o autor mora?   Utilizar o mapa mundi para localização;

Ø Onde podemos encontrar cabritos?

Ø Você conhece alguma ponte?  Qual ou quais?

Ø Onde encontramos uma ponte?

Ø Qual a utilidade de uma ponte?

Ø  Desenhe uma ponte e o que podemos encontrar embaixo.

 

Avaliação

·        A avaliação deverá ocorrer ao longo de toda sequência didática, levando em consideração tanto a participação e interesse das crianças, como a adequação das propostas pedagógicas;

 

·        Analisar a capacidade de atenção e concentração da turma nas atividades propostas;

 

  • Observar através da oralidade e outros registros (desenhos) a compreensão de cada conceito trabalhado.

 

Descritores

Língua Portuguesa:  7- 8-9- 11- 12- 14- 18- 19-20- 21;

Matemática: 1- 6- 8- 12;

Ciências: 3 -4;

História: 6;

Geografia: 3;

Referência bibliográfica:

Cabritos, cabritões;

Projeto Trilhas - Caderno de orientações – Histórias de animais;

Secretaria Municipal de Educação: Matriz Curricular Referencial do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 

Um comentário: